Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Guterres envia carta à Rússia com propostas para repor acordo de cereais

31 ago, 2023 - 21:34 • Lusa

O secretário-geral das Nações Unidas escreveu ao chefe da diplomacia russa.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse esta quinta-feira que enviou uma carta ao chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, com um conjunto de propostas para repor o Acordo dos Cereais do Mar Negro.

"Apresentamos um conjunto de propostas concretas numa carta que enviei ao ministro das Relações Exteriores da Rússia, (...) que permitem criar as condições para a renovação da iniciativa do Mar Negro. Acreditamos que essa iniciativa dá um contributo muito importante para tornar os mercados alimentares mais conforme os nossos objetivos de segurança alimentar", disse Guterres a jornalistas, na sede da ONU, em Nova Iorque.

De acordo com o líder da ONU, foram levados em consideração "os pedidos russos" para reatar o acordo, pelo que a proposta apresentada poderá "ser a base para uma renovação, mas uma renovação que deve ser estável".

A 17 de julho, Moscovo suspendeu o acordo de exportação de cereais através do Mar Negro a partir dos portos ucranianos, inicialmente assinado em julho de 2022 com a mediação da Turquia e da ONU.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+