A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Cinco mortos e 18 feridos em ataque russo a cidade no leste da Ucrânia

07 ago, 2023 - 20:57 • Lusa

Rússia levou a cabo dois ataques separados na cidade de Pokrovsk. Um dos mortos é responsável pelos serviços de socorro.

A+ / A-

Pelo menos cinco pessoas foram mortas e 18 feridas esta segunda-feira por dois mísseis russos que atingiram um edifício residencial da cidade de Pokrovsk, no leste da Ucrânia, segundo as autoridades ucranianas.

"Cinco mortos e 18 feridos é o resultado de dois ataques a um edifício residencial em Pokrovsk", indicou na plataforma digital Telegram o ministro do Interior ucraniano, Igor Klymenko.

O governante precisou que o primeiro ataque fez quatro mortos e que um responsável dos serviços de socorro tinha sido morto no segundo bombardeamento.

Pouco antes, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tinha denunciado este ataque russo em Pokrovsk, na região de Donetsk, na rede social X (antigo Twitter), declarando: "Caíram dois mísseis. Um edifício residencial comum foi atingido. Infelizmente, houve vítimas. As equipas de socorro (...) estão no local. As operações de resgate de pessoas prosseguem".

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+