Tempo
|
A+ / A-

Polícia Marítima interceta duas embarcações com 14 migrantes no mar Mediterrâneo

04 ago, 2023 - 00:22 • Lusa

A Polícia Marítima intercetou hoje duas embarcações com 14 migrantes, entre as quais sete menores, que se encontravam no mar Mediterrâneo, a cerca de 13 quilómetros a sul da ilha italiana de Pantelleria.

A+ / A-

A Polícia Marítima intercetou duas embarcações com 14 migrantes, entre as quais sete menores, que se encontravam no mar Mediterrâneo, a cerca de 13 quilómetros a sul da ilha italiana de Pantelleria.

Os elementos da Polícia Marítima encontram-se em missão em Itália, no âmbito da Operação "THEMIS", da Agência Frontex, referiu, em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Durante uma ação de patrulhamento que decorreu esta quinta-feira, e após um alerta "do Local Coordinator Centre de Palermo, a informar para a suspeita de uma embarcação com migrantes a bordo, os elementos da Polícia Marítima deslocaram-se de imediato para o local", explicou a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.

No local, os elementos da Polícia Marítima intercetaram "uma embarcação com seis pessoas a bordo, entre as quais dois menores, tendo de imediato resgatado e transportado as seis pessoas" para o porto de Pantelleria.

Durante esse trajeto, a autoridade portuguesa intercetou "outra embarcação, esta com oito pessoas a bordo, entre as quais cinco menores, sem os coletes de salvação envergados, tendo de imediato resgatado e transportado as oito pessoas" para o mesmo porto.

A Polícia Marítima está, desde 14 de junho, integrada na Operação "THEMIS", naquela que é a sua sexta participação na missão que tem como objetivo "controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço".

Desde 2017, ano em que iniciou a participação na Operação "THEMIS", a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões, detalhou ainda a AMN na nota de imprensa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Silva
    04 ago, 2023 Caparica 00:52
    Mandam as crianças num barco com segundas unt. Que raio de país são estes. Devolvam as crianças aos pais e os restantes devolvam-nos á procedência. Para que serve, afinal, a vigilância às fronteiras se vão ficando na Europa a sustento dos contribuintes já tão penalizados? 😡

Destaques V+