Tempo
|
A+ / A-

Alterações climáticas podem provocar o colapso das correntes do Oceano Atlântico

25 jul, 2023 - 19:20 • Redação

Um estudo aponta que tal consequência pode acontecer em dois anos, em 2025.

A+ / A-

Um novo estudo avisa que as alterações climáticas e o aquecimento constante do planeta pode provocar o colapso do circuito de correntes do Oceano Atlântico.

Publicado esta terça-feira, o trabalho aponta que tal resultado pode acontecer em dois anos, em 2025.

Esta circulação, conhecida tecnicamente como Circulação meridional de capotamento do Atlântico, é caracterizada por um fluxo para o norte de água morna e salgada nas camadas superiores do Atlântico, e um fluxo para o sul de águas mais frias e profundas, mantendo, assim, um equilíbrio.

A quebra desta circulação é tida como uma das principal explicações para a origem de uma das idades do gelo que o planeta Terra viveu há mais de mil anos atrás.

Um dos autores do estudo, Peter Ditlevsen, pede "ação imediata" para corrigir o que caracteriza como "conclusões preocupantes".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+