Tempo
|
A+ / A-

Rússia suspende acordo de cereais

17 jul, 2023 - 10:57 • Lusa com redação

Pacto permitiu, num ano, transportar em segurança 33 milhões de toneladas de cereais ucranianos para o mundo.

A+ / A-

A Rússia suspendeu esta segunda-feira o acordo de exportação de cereais pelo Mar Negro a partir de portos ucranianos. Putin alega que os compromissos assumidos em relação à parte russa não foram cumpridos.

"O acordo dos cereais está suspenso", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, durante a sua conferência de imprensa diária.

O acordo entre Kiev e Moscovo, alcançado no Verão de 2022 com a intervenção da Turquia e das Nações Unidas, terminava esta segunda-feira. Para além de cereais, o pacto abrangia a exportação de fertilizantes e de produtos alimentares russos.

Graças a este acordo, foi possível transportar em segurança, durante um ano, 33 milhões de toneladas de cereais dos portos ucranianos para os mercados mundiais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+