Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Julgamento de Trump começa a 14 de agosto na Florida

20 jun, 2023 - 19:43 • Lusa

O prazo para a defesa e para os procuradores apresentarem requerimentos relativos ao julgamento termina no próximo dia 24 de julho e uma audiência será realizada no dia 08 de agosto para tratar de todas as questões de calendário.

A+ / A-

O julgamento do ex-Presidente dos EUA Donald Trump, por reter ilegalmente documentos confidenciais na sua casa, vai realizar-se a partir de 14 de agosto, em Miami, no estado da Florida.

Num despacho assinado hoje, a juíza principal do processo, Aileen Cannon, determinou que o prazo para a realização do julgamento seja de duas semanas a partir de 14 de agosto, acrescentando que, se por qualquer motivo os trabalhos forem adiados, deve acontecer logo que possível.

O prazo para a defesa e para os procuradores apresentarem requerimentos relativos ao julgamento termina no próximo dia 24 de julho e uma audiência será realizada no dia 08 de agosto para tratar de todas as questões de calendário.

O procurador especial Jack Smith, encarregado da investigação, prometeu que o julgamento contra Trump e contra o seu assessor Walt Nauta, acusado de ser cúmplice do ex-Presidente, será rápido e respeitará "o interesse público e os direitos dos réus".

Este mês, Trump foi acusado nos tribunais de Miami de 37 crimes federais por deter ilegalmente documentos oficiais após deixar a presidência dos Estados Unidos (20017-2021).

Das 37 acusações - das quais Trump se declarou inocente - 31 são por reter conscientemente documentos relacionados com a segurança nacional dos EUA, mas o ex-Presidente também é acusado de obstrução de justiça e de ocultar de forma deliberada documentos.

Alguns destes crimes são puníveis com pena máxima de 20 anos de prisão e multa de 250 mil dólares (cerca de 230 mil euros).

Trump tornou-se o primeiro Presidente ou ex-Presidente na história dos EUA a ser acusado criminalmente pela justiça federal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+