Tempo
|
A+ / A-

Rússia não vê base para negociar com Ucrânia fim da guerra

11 jun, 2023 - 14:13 • Lusa

O porta-voz do Kremlin referiu-se, em particular, às constantes mensagens do Presidente ucraniano a favor da adesão da Ucrânia à NATO.

A+ / A-

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não vê atualmente qualquer "base" para a abertura de negociações com a Ucrânia a fim de terminarem com a guerra.

"Já não se trata de uma questão de condições prévias, mas sim de que, neste momento, não existe qualquer base, nem sequer uma base fraca, para construir pelo menos algum tipo de diálogo", afirmou este domingo numa conferência de imprensa, noticiou a agência noticiosa russa TASS.

Entre as razões citadas, Peskov considera que, atualmente, existe uma falta de vontade e de disponibilidade por parte do "regime", em relação à Ucrânia, para se sentar à mesa do diálogo.

Peskov referiu-se, em particular, às constantes mensagens do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a favor da adesão da Ucrânia à NATO.

Uma vez que uma das condições prévias da Rússia para negociar o fim do conflito é uma declaração pública de neutralidade por parte de Zelensky, comentários como os do Presidente "demonstram a falta de vontade e a incapacidade de Kiev para resolver os problemas existentes à mesa das negociações".

A fórmula de paz de Zelensky também apela abertamente à retirada das forças russas da Crimeia e do leste da Ucrânia, exigências que Moscovo considera intoleráveis para um processo de diálogo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+