A+ / A-

Crianças sobreviveram 40 dias na Amazónia a mandioca e sementes

11 jun, 2023 - 08:57 • Ricardo Vieira, com agências

As crianças de 13, nove, quatros anos e um bebé de 11 meses foram transportadas para um hospital em Bogotá, na Colômbia. Estão desidratadas, mas encontram-se a recuperar.

A+ / A-
Quatro crianças encontradas com vida ao fim de 40 dias na Amazónia
Quatro crianças encontradas com vida ao fim de 40 dias na Amazónia

As quatro crianças que estiveram 40 dias desaparecidas na Amazónia sobreviveram graças a sementes, raízes, plantas e farinha de mandioca, revela a família.

As crianças do grupo indígena Huitoto, de 13, nove, quatros anos e um bebé de 11 meses, foram transportadas para um hospital em Bogotá, na Colômbia. Estão desidratadas, mas encontram-se a recuperar.

Sobreviveram à queda de um avião e estiveram 40 dias por sua conta. Aproveitaram os seus conhecimentos e alimentaram-se de sementes, raízes e plantas.

“Quando o avião caiu, eles retiraram [dos destroços] uma farinha de mandioca, e com ela, sobreviveram”, disse aos jornalistas o tio das crianças, Fidencio Valencia.

A farinha de mandioca acabou e as crianças “começaram a comer sementes”, revelou o familiar.

O general Pedro Sanchez, responsável pela operação de resgate, disse que durante as semanas de buscas os operacionais passaram muito perto do local onde as crianças foram encontradas, mas não as conseguiram localizar.

“Os menores já estavam muito fracos”, disse Pedro Sanchez. “E certamente a força deles era suficiente apenas para respirar ou alcançar uma pequena fruta para se alimentarem ou beber uma gota de água na selva”, disse o general.

Pedro Sanchez foi convidado pelos pais das crianças para ser padrinho da filha mais nova.

As quatro crianças deverão permanecer internadas no hospital, em Bogotá, pelo menos durante as próximas duas semanas.

Uma tia das crianças, Damaris Mucutuy, disse a uma rádio local que “as crianças estão bem”, apesar de desidratadas e com picadas de insetos.

Os jovens sobreviventes estão a receber apoio psicológico.

O avião em que seguiam despenhou-se a 1 de maio, na Amazónia colombiana. No acidente morreram a mãe das crianças e dois pilotos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+