A+ / A-

Futebol nacional

Há 25 anos, o FC Porto conquistava o primeiro e único pentacampeonato em Portugal

22 mai, 2024 - 11:30 • Eduardo Soares da Silva

Foi a 22 de maio de 1999 que os dragões alcançaram um feito inédito na história do futebol nacional. Até hoje, ninguém conseguiu replicar.

A+ / A-

Foi a 22 de maio de 1999 que o FC Porto conquistou o primeiro pentacampeonato da história do futebol português. E, até hoje, o único.

Há uma imagem que ficou para a história: nesse dia, o Porto entrou em campo em Alvalade já com o título conquistado, horas depois de um empate do Boavista frente ao Farense.

Na hora da fotografia de equipa, os 11 jogadores ergueram as mãos, com os cinco dedos levantados, em sinal do histórico penta.

Foram cinco títulos consecutivos, conquistados por um total de 68 jogadores. Apenas seis estiveram no penta: Folha, Paulinho Santos, Jorge Costa, Aloísio, Rui Barros e Drulovic.

O feito começou a ser construído em 1994, com Bobby Robson, que venceu os dois primeiros. António Oliveira sucedeu-lhe, conquistando mais dois. Fernando Santos foi o "engenheiro" do penta e não conseguir dar sequência no ano seguinte.

Entretanto, o Porto voltou a estar perto e foi tetracampeão entre 2006 e 2009. O Benfica também tentou alcançar o penta, mas foi travado precisamente pelos dragões no primeiro ano de Sérgio Conceição, em 2017/18. Desde aí que não há sequer um bicampeão em Portugal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+