Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França. Quatro crianças e dois adultos esfaqueados num parque infantil

08 jun, 2023 - 10:06 • Raul Santos , Beatriz Pereira

Quatro crianças estão em estado grave. Atacante, de nacionalidade síria, está detido, mas as motivações do ataque não são conhecidas, estando afastado o cenário de terrorismo. Macron diz ser uma "covardia absoluta”.

A+ / A-

Seis feridos - quatro deles crianças, a rondar os três anos de idade - é o balanço de um incidente envolvendo ataque com faca ocorrido num parque infantil de Annecy, nos Alpes franceses, na manhã desta quinta-feira.

As quatro crianças estão em estado grave, disse a procuradora de Annecy, Line Bonnet-Mathis. Uma das crianças feridas encontra-se em situação de urgência e já foi evacuada para Genebra, na Suíça.

"Um dos adultos tem ferimentos ligeiros e o outro adulto foi ferido primeiro com a faca e depois, com a intervenção das autoridades policiais, foi atingido por uma arma de fogo", revelou também a procuradora.

Uma das crianças tem 22 meses e tem nacionalidade holandesa e outra é de nacionalidade britânica, de três anos.

Line Bonnet-Mathis diz que o motivo "ainda está por determinar", mas "neste momento não há elementos que permitam dizer que houve motivações terroristas, portanto a investigação é, para já, sobre tentativa de assassinato".

“Ato hediondo e indescritível”, diz primeira-ministra francesa

A primeira-ministra francesa, Élisabeth Borne, diz estar chocada com o ataque, que considera um “ato hediondo e indescritível”.

A governante, que já se encontra no local, admitiu que "é todo o país que está em choque" e expressou a sua solidariedade com as famílias.

"O inquérito permitirá perceber o trajecto e o perfil deste agressor e saber mais sobre este assunto. Creio que hoje é um dia de emoções, de unidade e solidariedade com estas pequenas crianças, os seus pais, a sua família e com todos habitantes de Annecy, que estão chocados com o que aconteceu", disse Borne.

O ataque aconteceu num parque, onde a escola da zona desenvolvia atividades. O atacante, identificado com o nome Abdalmasih H., foi detido, logo após o ataque.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o suspeito a correr com uma faca na mão, depois do ataque.

Também o vídeo da detenção já foi divulgado.

Quem é o atacante?

Até ao momento, sabe-se que o agressor tem 32 anos, é de nacionalidade síria e terá pedido asilo em França em novembro de 2022, pedido que terá sido recusado por não existir fundamento legal.

Já em abril deste ano, Abdalmasih H. conseguiu o estatuto de refugiado na Suécia, uma vez que é casado com uma cidadã sueca, com quem tem um filho, hoje com três anos.

Segundo o jornal "Le Fígaro", Abdalmasih H. declarou-se um cristão da Síria e quando foi detido, trazia consigo uma cruz e duas imagens de Jesus Cristo e da Virgem Maria.

O suspeito, que fala apenas inglês, era desconhecido da polícia.

França em choque

A Assembleia Nacional - o Parlamento francês - já confirmou o incidente e fez um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Vários elementos do Governo de Paris já estão a caminho de Annecy.

Um dos elementos já a caminho dos Alpes é o ministro do Interior, Gérald Darmanin, que garantiu, via Twitter, que a tragédia não foi maior graças à "intervenção muito rápida da polícia".

Macron diz que é uma "covardia absoluta"

Também no Twitter, o Presidente francês, Emmanuel Macron, já reagiu, falando de um "ataque de absoluta covardia".

"Crianças e adultos estão entre a vida e a morte. A Nação está em choque. Os nossos pensamentos estão com as vítimas, as suas famílias e os elementos dos serviços de emergência mobilizados", diz.

Para além das vítimas que foram esfaqueadas, há outras pessoas que assistiram aos ataques e que se encontram em estado de choque, estando a receber apoio psicológico.

[Notícia atualizada às 16h05 do dia 8 de junho de 2023]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+