A+ / A-

Europeias. Primárias do Livre voltam a ser abertas a membros e externos

18 abr, 2024 - 00:15 • Lusa

"Não foram apuradas condutas concretas que traduzam uma viciação do processo", concluiu o Conselho de Jurisdição do Livre.

A+ / A-

O Conselho de Jurisdição do Livre decidiu esta quarta-feira à noite reverter a restrição do direito de voto na segunda volta das primárias para as europeias a apenas membros, considerando que "não foram apuradas condutas concretas que traduzam uma viciação do processo".

Esta decisão, à qual a Lusa teve acesso, foi tomada pela Comissão de Ética e Arbitragem, que integra a Jurisdição do partido, que determinou que "a segunda volta das primárias devem permitir o voto não só de membros e apoiantes, mas também daqueles que se inscreveram no processo eleitoral, nos termos previstos no Regulamento de Primárias do Livre".

O órgão interno deliberou que, neste caso, "não foram apuradas quaisquer condutas concretas que traduzam uma viciação do processo eleitoral".

A votação para a segunda volta entre seis candidatos terá assim início esta quinta-feira.

O Livre restringiu na terça-feira o voto na segunda volta das primárias para as eleições europeias a apenas membros e apoiantes (ou seja, militantes) por considerar que existiram "fortes indícios de viciação" do processo por cidadãos que não integram o partido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+