Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Twitter abandona código contra desinformação, UE avisa que obrigações se mantêm

28 mai, 2023 - 08:42 • Lusa

Desde a compra do Twitter por Elon Musk, em outubro de 2022, a empresa deixou de alertar os seus utilizadores para a divulgação de informações potencialmente falsas.

A+ / A-

O Twitter decidiu abandonar o código de conduta da União Europeia contra a desinformação `online`, mas Bruxelas já avisou que as obrigações da empresa se mantêm inalteradas, avançou o comissário Thierry Breton no sábado.

"Podes correr, mas não te podes esconder. Além das promessas voluntárias, o combate à desinformação será uma obrigação legal, presente na lei de serviços digitais de 25 de agosto. As nossas equipas estão prontas para fazer cumprir a lei", assinalou o comissário europeu para o mercado interno e indústria, através de uma mensagem publicada nas suas redes sociais.

O código de boas práticas, que foi lançado em 2018 e conta com cerca de 30 signatários, como a Meta, o Google e o TikTok, tem por objetivo impedir que aqueles que divulgam informações falsas recebam receitas publicitárias.

Desde a compra do Twitter por Elon Musk, em outubro de 2022, a empresa deixou de alertar os seus utilizadores para a divulgação de informações potencialmente falsas sobre a covid-19 e mudou a funcionalidade da "marca de verificação azul", que certificava a autenticidade de perfis com interesse público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pieter Ijzerman
    30 mai, 2023 Lisboa 10:31
    Qualquer entidade que pretende saber a verdade tem tendências totalitarias. É isso que está acontecer na Europa, USA e também em Portugal. A maior parte das pessoas não estão concientes que os estados estão, gradualmente, a limitar a liberdade da expressão das pessoas. É extremamente perigoso e já aconteceu antes, nada de novo. E entretante: as "verdades" do estado portugues e outros politicos e "peritos de sáude publica" sobre a Covid e as vacinas, quase todas, foram provadas serem falsas. Portanto, se faz favor deixar de falar sobre informação falsa mas começar debates sérias e estudar materias em vez de politizar.

Destaques V+