Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia

Chanceler alemão convida Erdogan para visitar Berlim após vitória

29 mai, 2023 - 20:30 • Lusa

Erdogan conseguiu no domingo 52,1% dos votos, vencendo Kiliçdaroglu, que obteve 47,9%, após terem sido contados 99,5% dos votos, segundo a Comissão Eleitoral local.

A+ / A-

O chanceler alemão, Olaf Scholz, convidou hoje o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para uma visita a Berlim, um dia depois do político turco ter saído vencedor da segunda volta das eleições presidenciais realizadas no domingo.

Na conversa telefónica com Erdogan, Scholz destacou a "estreita ligação" entre a Alemanha e a Turquia, também como países parceiros da NATO, segundo uma nota divulgada pela chancelaria alemã.

"Ambos concordam em retomar a cooperação entre os dois Governos com vigor renovado e coordenar desde logo questões de importância comum", segundo o breve comunicado, citado pelas agências internacionais.

Entre os assuntos mencionados, o Governo alemão citou a situação no Mediterrâneo oriental, as decisões que a NATO deve tomar - numa referência à entrada da Suécia na Aliança Atlântica, que a Turquia vê com relutância -, bem como a relação de Ancara com a União Europeia (UE).

"Alemanha e Turquia são parceiros e aliados próximos e também a nível social e económico estamos fortemente ligados", declarou Scholz no domingo na sua conta na rede social Twitter, após Erdogan ter derrotado o seu adversário, o social-democrata Kemal Kilicdaroglu.

Erdogan conseguiu no domingo 52,1% dos votos, vencendo Kiliçdaroglu, que obteve 47,9%, após terem sido contados 99,5% dos votos, segundo a Comissão Eleitoral local.

Em grandes cidades alemãs - incluindo Colónia (oeste) e Munique (sul) - milhares de apoiadores de Erdogan juntaram-se com bandeiras turcas para comemorar a vitória do Presidente conservador islâmico.

Aproximadamente um milhão e meio de cidadãos turcos com direito a voto no seu país residem na Alemanha.

Na primeira volta das eleições presidenciais, há duas semanas, 65,5% dos votos na Alemanha foram para Erdogan.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+