Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições na Turquia

Erdogan e Kiliçdaroglu disputam segunda volta presidencial na Turquia

15 mai, 2023 - 14:10 • Joana Azevedo Viana

Nenhum dos dois principiais candidatos conseguiu assegurar o mínimo de 50% de votos para evitar uma segunda votação.

A+ / A-

A comissão eleitoral turca confirmou esta segunda-feira que nenhum candidato às eleições de domingo conquistou o mínimo de 50% de votos necessários para evitar uma segunda volta.

O atual Presidente, Recep Tayyip Erdogan, que se candidata a um terceiro mandato, segue na frente para a próxima votação, que irá disputar a 28 de maio com o principal rival, Kemal Kiliçdaroglu.

Esta é apenas a terceira vez na história da Turquia que os turcos elegem diretamente o Presidente, sendo que nas duas anteriores foi Erdogan a vencer à primeira volta.

Sinan Ogan, da aliança ATA, o terceiro candidato, conquistou 5,17% dos votos, com Muharrem Ince, do Partido da Pátria -- que abandonou a corrida três dias antes das eleições, mas cujo nome continuou no boletim -- obteve 0,44% de votos.

Em particular, foi o voto em Ogan que potenciou a segunda volta, que acontece dentro de duas semanas. O vencedor das presidenciais será determinado também pela aliança que conseguir o controlo do Parlamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+