Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Míssil russo atinge clínica e faz um morto em Dnipro

26 mai, 2023 - 11:21 • Pedro Valente Lima

Há ainda registo de, pelo menos, 15 feridos. Zelensky fala de "terror puro".

A+ / A-

Esta sexta-feira, as forças russas atingiram uma clínica com um míssil em Dnipro, no leste da Ucrânia. O ataque fez, pelo menos, um morto e 15 feridos, dos quais duas são crianças, avança a BBC.

O incidente foi confirmado pelo próprio Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, através de uma publicação na rede social Twitter. "Mais um ataque com mísseis, mais um crime contra a humanidade. Os edifícios da clínica de psicologia e da clínica de veterinária de Dnipro foram destruídos."

Zelensky avança que "todos os meios necessários estão envolvidos" no resgate das vítimas e na limpeza dos destroços. Para o líder ucraniano, "apenas um Estado malvado consegue atacar clínicas".

"Não pode haver qualquer propósito militar nisto. É terror puro. A Rússia escolheu o caminho do mal de livre vontade e não o abandonará sozinha. Temos de derrotar o terror e iremos fazê-lo. A Ucrânia e todo o mundo livro, juntos", pode ler-se no tweet de Zelensky.

O governador da região de Dnipro, Srhiy Lysak, já havia falado sobre uma "noite muito difícil" de ataques russos. "Foi barulhento, o inimigo lançou uma ofensiva massiva contra a região, com mísseis e drones. Dnipro sofreu", lamenta.

De acordo com a BBC, o governador confirmou ainda que as duas crianças feridas no ataque à clínica eram rapazes de três e de seis anos.

Segundo as autoridades de Kiev, as forças ucranianas conseguiram abater 17 mísseis e 31 drones russos durante a noite desta quinta-feira. Ainda assim, vários destes aparelhos chegaram a atingir Dnipro e Kharkiv, no leste do país. Um dos alvos alcançados tratava-se de um terminal petrolífero.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+