Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Kiev reivindica destruição de quase 60 drones russos

28 mai, 2023 - 19:57 • Lusa

Segundo Kiev, as suas forças armadas rebateram "o mais importante ataque de drones" contra a capital desde o início da invasão russa.

A+ / A-

As autoridades da Ucrânia disseram este domingo que a sua defesa aérea abateu 58 de 59 drones enviados pela Rússia durante a noite, principalmente na capital Kiev.

"A Federação Russa realizou outro ataque massivo no território da Ucrânia, usando drones de ataque Shahed iranianos", disse o Estado-Maior ucraniano.

"De acordo com informações atualizadas, 58 dos 59 ['drones'] foram abatidos pelos nossos defensores", declarou.

Anteriormente, as autoridades militares tinham anunciado a destruição de 52 drones em 54.

Segundo Kiev, as suas forças armadas rebateram "o mais importante ataque de drones" contra a capital desde o início da invasão russa, que, no entanto, causou dois mortos e três feridos.

"A Federação Russa realizou outro ataque em grande escala no território da Ucrânia" usando dronesShahed.

Os russos procuravam sobretudo atingir "instalações militares e infraestruturas essenciais nas regiões centrais do país, em particular na região de Kiev", explicou a força aérea.

As autoridades militares especificaram que 40 desses drones foram enviados para a capital, alvo pela 14.ªvez num mês, uma série sem precedentes.

A Rússia, por sua vez, acusou, através do seu ministro ds Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, o Ocidente de "brincar com fogo" após o recente acordo dado pelos Estados Unidos para futuras entregas de caças F-16 à Ucrânia, denunciando uma "escalada inaceitável".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    29 mai, 2023 Lisboa 07:50
    Não defendam só. Contra-ataquem as bases de onde saem os bombardeiros russos de preferência quando os "pássaros" estiverem no ninho. Ataquem Sebastopol ou outra qualquer base da esquadra russa do Mar Negro. Ataquem depósitos de combustível, munições, centros de comando russos mesmo além da fronteira. Já têm misseis de longo alcance. Usem-nos.

Destaques V+