Tempo
|
A+ / A-

Cruz Vermelha vai fazer despedimentos e encerrar delegações

24 mai, 2023 - 03:18 • Lusa

A inflação e as dificuldades em cobrir necessidades emergentes, levaram a entidade a começar 2023 com um défice de 140 milhões de francos.

A+ / A-

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) informou que vai fazer 1.800 despedimentos e encerrar 26 das suas 350 delegações em todo o mundo.

A redução de efetivos é superior em 300 aos que a organização tinha anunciado no início de abril.

O objetivo é reduzir o seu orçamento de 2023 para 2,4 mil milhões de francos suíços, dos 2,8 mil milhões iniciais.

A inflação - que implica um custo adicional de 60 milhões de francos, que a organização tinha decidido suportar sem ajudas - e as dificuldades em cobrir as suas necessidades de dinheiro, em contexto de aumento contínuo das necessidades de assistência humanitária, levaram a entidade a começar 2023 com um défice de 140 milhões de francos.

Entre as representações que vão fechar estão as da Mauritânia, Kuala Lumpur e Grécia, enquanto as de Dakar, Nairobi, Amã, Banguecoque, Panamá e outras vão ter o tamanho reduzido.

Os dirigentes do CICV disseram que esta decisão foi muito difícil, uma vez que o orçamento inicial -- que tinha um aumento de 0,3% em relação ao ano anterior -- apenas permitia um nível de serviços humanitários similar ao do ano passado, quando as necessidades aumentaram por causa das novas crises, como a da invasão da Ucrânia pela Federação Russa, que levou o CICV aumentar as suas atividades naquele país.

Além das delegações que vão ser encerradas, outras vão reduzir tamanho e atividade, em particular nos casos em que um território pode ser coberto por outra delegação ou onde outras organizações humanitárias possam preencher o vazio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+