Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. ​Zelensky chega ao Japão para participar na cimeira do G7

20 mai, 2023 - 09:00 • Lusa

O G7 convidou para Hiroxima os líderes do Brasil, Índia, Indonésia, Coreia do Sul, Austrália, Ilhas Cook e Vietname, e organizações como a ONU, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky, chegou este sábado a Hiroxima para participar na reunião de líderes do G7 e de outros países convidados que decorre na cidade japonesa até domingo.

Zelensky chegou ao aeroporto de Hiroxima depois das 15h30 locais (7h30 em Portugal) num avião do Governo francês procedente de Jidá (Arábia Saudita), segundo a emissora estatal japonesa NHK, citada por agências internacionais.

O líder ucraniano deverá participar nas reuniões do G7 e manter conversações bilaterais com vários líderes presentes em Hiroxima.

O G7 convidou para Hiroxima os líderes do Brasil, Índia, Indonésia, Coreia do Sul, Austrália, Ilhas Cook e Vietname, e organizações como a ONU, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.

É a primeira visita de Zelensky à região desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Zelensky viajou para o Japão desde a Arábia Saudita, onde esteve na sexta-feira, para discursar na cimeira da Liga Árabe, em Jidá.

No início da cimeira de Hiroxima, na sexta-feira, os chefes de Estado e de Governo aprovaram novas sanções contra a Rússia para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar a guerra contra a Ucrânia.

O grupo dos sete países mais industrializados reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, bem como a União Europeia (UE).

O conflito na Ucrânia mergulhou a Europa naquela que é considerada a pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Desconhece-se o número de mortos e feridos desde o início da guerra, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm admitido que será elevado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+