Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Encontro em Hiroshima

Mais sanções. G7 quer "privar Rússia de tecnologia" usada na guerra na Ucrânia

19 mai, 2023 - 12:42 • Carla Fino com Lusa

Sanções incluem restrições à exportação de bens “essenciais para a Rússia no campo de batalha”.

A+ / A-

Os líderes G7 reunidos em Hiroshima, no Japão, chegaram esta sexta-feira a acordo sobre novas sanções para privar a Rússia de meios que a ajudem no esforço de guerra contra a Ucrânia, anunciou o bloco em comunicado.

As medidas visam “privar a Rússia de tecnologias, equipamento industrial e serviços do G7 que apoiam o seu empreendimento bélico”, afirmam os líderes no comunicado, citado pela agência francesa AFP.

As sanções incluem restrições à exportação de bens “essenciais para a Rússia no campo de batalha”, bem como a identificação de entidades acusadas de transportar equipamento para a linha da frente em nome de Moscovo.

Zelensky vai ao Japão?

O Presidente da Ucrânia deverá juntar-se à cimeira do G7, foi entretanto adiantado pela BBC.

O canal britânico indica que Volodymyr Zelensky deverá chegar no domingo a Hiroshima, uma visita que ainda não foi confirmada por Kiev.

O Presidente ucraniano está hoje na Arábia Saudita para participar na Cimeira da Liga Árabe.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+