Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cimeira do G7

Guerra na Ucrânia. Zelensky reúne-se com líderes mundiais no Japão

20 mai, 2023 - 16:42 • Maria Costa Lopes com Reuters

"A França esteve lado a lado com a Ucrânia desde o início. Estaremos aqui até o fim", disse Macron ao seu homólogo ucraniano.

A+ / A-

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, foi recebido em Hiroshima, este sábado, para participar da cimeira do Grupo dos Sete (G7), onde teve reuniões bilaterais consecutivas com líderes mundiais.

Durante o dia, Zelenskiy reuniu-se com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Rishi Sunak, entre outros.

"A França esteve lado a lado com a Ucrânia desde o início. Estaremos aqui até o fim", disse Macron a Zelenskiy.

A visita do líder ucraniano ao Japão acontece depois do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dizer aos líderes do G7, na sexta-feira, que Washington apoia a "iniciativa conjunta para treinar pilotos ucranianos em caças de quarta geração, incluindo os F-16", enquanto Kiev procura aumentar o seu poder aéreo contra a Rússia.

A decisão foi descrita como "histórica" pelo Presidente Zelensky, que disse esperar "discutir a implementação prática" do plano em Hiroshima.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também deixou claro o seu apoio ao "diálogo e à diplomacia para encontrar um caminho a seguir", lê-se na conta oficial do seu gabinete no Twitter.

Zelenskiy disse num post na rede social Telegram que transmitiu as necessidades humanitárias da Ucrânia, informou Modi sobre a fórmula de paz ucraniana e "convidou a Índia a se juntar à sua implementação".

A cimeira do G7 deve dar ao líder ucraniano uma hipóteses de conseguir apoio das democracias mais ricas do mundo e de sondar os líderes do "Sul Global" com laços antigos com a Rússia.

A presença de Zelenskiy em Hiroshima, a primeira cidade a sofrer um ataque nuclear, também colocou em relevo as preocupações ocidentais sobre a ameaça nuclear apresentada por Moscovo.

Os líderes do G7 - Estados Unidos, Japão, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália e Canadá - estão a enfrentar os desafios impostos pela invasão russa da Ucrânia e as tensões com a China, principalmente sobre segurança económica e Taiwan, a ilha autogovernada que Pequim afirma como território próprio.

No início do encontro, os sete países anunciaram um novo pacote de sanções contra a Rússia para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar a guerra contra a Ucrânia.

Desconhece-se o número de mortos e feridos desde o início da guerra, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm admitido que será elevado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+