Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Terrorismo

Estado Islâmico confirma morte do líder e nomeia substituto

03 ago, 2023 - 17:56 • João Pedro Quesado

O ISIL, que chegou a controlar largas partes do território no Iraque e na Síria, viu dois líderes morrer em 2022 e nomeou agora o quinto desde a fundação do grupo.

A+ / A-

O auto-proclamado Estado Islâmico confirmou, esta quinta-feira, a morte do próprio líder, Abu Hussein al-Husseini al-Qurashi, e nomeou o seu substituto, avança a agência Reuters.

O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL) anunciou que o líder morreu em "confrontos diretos" no noroeste da Síria, detido por grupos chamados rebeldes, nomeadamente com o grupo Hayat Tahrir al-Sham.

O anúncio foi realizado por um porta-voz do ISIL, numa mensagem gravada publicada nos canais do grupo no Telegram. Não foi especificada a data da morte do líder.

Ao mesmo tempo, foi nomeado Abu Hafs al-Hashimi al-Qurashi como substituto, tornando-se no quinto líder do ISIL, que viu dois líderes morrer em 2022.

Em abril, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan afirmou que as forças secretas da Turquia tinham morto o líder do ISIL na Síria.

Depois de fazer o território que controlava crescer de forma meteórica em 2014, conquistando largas porções de território no Iraque e na Síria, o ISIL viu o seu auto-proclamado califado a colapsar sob um onda de ofensivas.

Depois de anos marcados por execuções em massa e decapitações, o grupo foi derrotado no Iraque em 2017 e na Síria em 2019. No entanto, há células adormecidas do grupo em ambos os países que continuam a levar a cabo ataques.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+