Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA alertam empresas de Inteligência Artificial para dever "moral" de proteger

05 mai, 2023 - 10:50 • Lusa

Apesar dos benefícios para a sociedade, a vice-presidente alerta que "a IA tem o potencial de aumentar drasticamente os riscos de segurança e proteção, reduzir os direitos civis e a privacidade e minar a confiança pública e a fé na democracia".

A+ / A-

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, lembrou quinta-feira os chefes de empresas de inteligência artificial (IA), convidados à Casa Branca, como a Google e a Microsoft, do dever "moral" de proteger a sociedade dos perigos da tecnologia.

"Como deixei claro aos chefes das empresas na vanguarda da inovação americana em IA, o setor privado tem o dever ético, moral e legal de garantir a segurança dos seus produtos", afirmou em comunicado.

A vice-presidente, que se reuniu hoje na Casa Branca com os chefes do Google, Microsoft, OpenAi e Anthropic, disse que a IA tem "potencial para melhorar a vida das pessoas e enfrentar alguns dos maiores desafios" da sociedade.

Mas frisou que, ao mesmo tempo, "a IA tem o potencial de aumentar drasticamente os riscos de segurança e proteção, reduzir os direitos civis e a privacidade e minar a confiança pública e a fé na democracia".

A vice-presidente disse que apoia "potenciais novos regulamentos" e "nova legislação".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+