Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Quatro Proud Boys condenados por ataque ao Capitólio

04 mai, 2023 - 16:18 • Daniela Espírito Santo

Em causa estão crimes de conspiração sediciosa na invasão do Congresso norte-americano em janeiro de 2021, após a derrota de Trump nas eleições presidenciais.

A+ / A-

Quatro membros do grupo de extrema direita Proud Boys foram condenados por conspiração sediciosa, em Washington, esta quinta-feira.

Em causa está o seu papel belicoso na transferência pouco pacífica de poder após as eleições de 2020, nos EUA, entre Donald Trump e Biden, que teve o seu momento de maior confronto a 6 de janeiro de 2021, com a invasão do Capitólio.

Ethan Nordean, Joseph Biggs, Zachary Rehl, Enrique Tarrio e Dominic Pezzola estavam acusados de conspiração, de obstrução à votação no Colégio Eleitoral e de manipulação de provas. De todos, apenas Pezzola escapou à condenação por conspiração sediciosa, adianta a CNN Internacional.

O tribunal confirmou que o grupo utilizou mensagens e vídeos para incitar à violência na sequência da vitória de Joe Biden nas eleições norte-americanas. Segundo a acusação, os Proud Boys encaram a Esquerda como uma ameaça ao país e, como tal, incitaram outros a participarem numa "revolução" e numa "guerra", defendendo a criação de pelotões de fuzilamento para traidores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+