Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelensky está na Finlândia para reunião com líderes nórdicos

03 mai, 2023 - 12:32 • Olímpia Mairos

Encontro vai abordar a agressão da Rússia contra a Ucrânia e aprofundar o apoio dos países nórdicos ao país ucraniano.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, encontra-se esta quarta-feira em Helsínquia, capital da Finlândia, para uma reunião com os chefes de Governo de Estados nórdicos.

Participam na reunião o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, o norueguês Jonas Gahr Støre, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, a islandesa Katrín Jakobsdóttir e o Presidente finlandês Niinistö.

Os encontros vão decorrer na residência oficial do Presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e têm como objetivo discutir o apoio a prestar à Ucrânia.

Segundo o Presidente finlandês, citado pela agência AP, esta cimeira vai centrar-se na agressão da Rússia contra a Ucrânia, assegurando que os “países nórdicos vão continuar a apoiar” Kiev e as iniciativas da União Europeia e da NATO com vista à paz.

“Ainda há uma necessidade urgente de apoio militar para garantir que os ucranianos permaneçam o mais fortes possível na luta contra a Rússia", disse o primeiro-ministro dinamarquês, Frederiksen, em comunicado, defendendo que “devemos ajudar a reconstruir a Ucrânia e manter viva a esperança de uma vida quotidiana normal e um futuro justo do outro lado da guerra.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+