A+ / A-

Coberturas vacinais mantêm-se elevadas em Portugal

23 abr, 2024 - 13:03 • Carla Fino , João Malheiro

No ano passado, a taxa de vacinação no fim do primeiro ano de vida atingiu cerca de 99%.

A+ / A-

As coberturas vacinais em Portugal mantém-se elevadas, segundo a Direção-Geral da Saúde.

O Relatório Anual da Vacinação foi divulgado esta terça-feira e aponta que, em 2023, as taxas de vacinação mantiveram-se a níveis altos.

No ano passado, a taxa de vacinação no fim do primeiro ano de vida atingiu cerca de 99%, tendo atingido e até ultrapassando os 95% nos anos seguintes.

O mesmo documento adianta que a cobertura vacinal no que diz respeito ao sarampo mantém-se elevada em Portugal, na casa dos 95%, reforçando a proteção com o objetivo de evitar ou limitar surtos da doença.

A Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, refere que o país está a conseguir manter elevadas as taxas de vacinação.

"Aquilo que vemos é que as taxas na infância são elevadas, muitas vezes entre os 98-99%. Em idade adulta desce um bocadinho, mas é natural e são metas expectáveis a nível internacional", esclarece.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+