Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Qatargate. Ex-vice-presidente do Parlamento Europeu em prisão domiciliária

14 abr, 2023 - 13:39 • Lusa

Eva Kaili é suspeita de ter intercedido a favor do Qatar e de Marrocos em troca de dinheiro e foi libertada da prisão de Haren, perto de Bruxelas, depois de ter estado quatro meses detida.

A+ / A-

A ex-vice-presidente do Parlamento Europeu Eva Kaili foi esta sexta-feira libertada da prisão de Haren, perto de Bruxelas, após quatro meses de detenção, sob regime de prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

Eva Kaili era a única suspeita que estava ainda detida no âmbito do escândalo de corrupção Qatargate, depois de outros dois dos principais suspeitos - o eurodeputado belga Marc Tarabella e o antigo eurodeputado italiano Pier Antonio Panzeri - terem saído, na quinta-feira, da prisão com pulseira eletrónica.

A eurodeputada grega, também afastada do grupo dos Socialistas e Democratas (S&D), é suspeita de ter intercedido a favor do Qatar e de Marrocos em troca de dinheiro, tendo-se declarado inocente.

Na quarta-feira, o juiz de instrução belga Michel Claise tinha já decidido a passagem de Kaili para o regime de prisão domiciliária, que foi hoje executada.

O companheiro da ex-vice-presidente do Parlamento Europeu, Francesco Giorgi, também esteve detido dois meses antes de passar ao regime de pulseira eletrónica.

As autoridades belgas fizeram as primeiras rusgas e detenções em 09 de dezembro de 2022, tendo apreendido 1,5 milhões de euros em notas. O Qatar e Marrocos negam qualquer envolvimento no caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+