Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prenda de Dia de Reis? Livro de Príncipe Harry à venda em Espanha antes do lançamento oficial

06 jan, 2023 - 10:50 • Daniela Espírito Santo

A editora não sabe quantas cópias da cobiçada obra foram vendidas. Jornalistas de vários países apressaram-se em ler a obra e partilhar o que descobriam.

A+ / A-
Prenda de Dia de Reis? Livro do Príncipe Harry tem estreia precoce em Espanha
Prenda de Dia de Reis? Livro do Príncipe Harry tem estreia precoce em Espanha

Várias livrarias espanholas venderam o livro de memórias do Príncipe Harry cinco dias antes do lançamento oficial.

Exemplares de "Spare" (lançado em espanhol com o título "En La Sombra"), que tem lançamento mundial marcado para 10 de janeiro, ficaram disponíveis para venda esta quinta-feira em várias livrarias de cidades como Madrid ou Barcelona.

Vários jornalistas de diversos meios de comunicação social mundiais compraram cópias e estão agora a partilhar o que descobriram na versão espanhola da obra. O Príncipe Harry tinha dado o exclusivo a alguns jornalistas, incluindo o jornal The Guardian.

As cópias existentes rapidamente esgotaram. Em algumas livrarias, segundo reporta a Reuters, exemplares estavam expostos mas foram rapidamente retirados assim que jornalistas começaram a fazer perguntas.

Já o El País admite, após falar com responsáveis pela edição do livro em Espanha, que se possa tratar de uma confusão de Dia de Reis: recorde-se que, em Espanha, a troca de prendas de Natal acontece uns dias mais tarde.

A editora não conseguiu calcular quantos exemplares foram vendidos, nem quantas livrarias os colocaram à venda antes do tempo.

A tão aguardada obra era, sobretudo, alvo de cobiça no Reino Unido, por razões óbvias: esperam-se revelações bombásticas a envolver a Família Real britânica e, por isso, o conteúdo do livro foi mantido em sigilo absoluto e poucas eram as pessoas que tiveram acesso antecipado ao que lá estava escrito.

Entre os detalhes já conhecidos com este "spoiler" antecipado em espanhol estão, por exemplo, a dedicatória do livro: Harry dedica a obra à mulher, aos filhos e à mãe.

Outros detalhes mais polémicos também já fazem correr tinta: Harry fala, num dos capítulos, sobre a sua juventude, admitindo ter consumido cocaína aos 17 anos. Também fala dos seus tempos como militar e confessa ter matado 25 talibãs no Afeganistão. Muitos jornais, no entanto, salientam outra polémica antiga: Harry volta a falar do caso que o levou às primeiras páginas dos tablóides em 2005, quando apareceu com um traje oficial nazi numa festa. Nas suas memórias, Harry garante que foi incentivado pelo irmão a fazê-lo, facto que fará correr muita tinta no Reino Unido nos próximos tempos.

Já a Reuters adianta que tanto Harry como William terão pedido ao pai, o atual Rei Carlos, que não casasse com Camila Parker Bowles.

O jornal The Guardian, que tinha exclusivo da obra, já tinha falado sobre outro episódio "sumarento" contido no livro: Harry acusou o irmão William de o agredir na sequência de um desentendimento sobre Meghan Markle, sua mulher. "Agarrou-me pelo colarinho e deitou-me ao chão", assegura o príncipe.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+