Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

desavenças na família windsor

"Agarrou-me pelo colarinho e deitou-me ao chão". Harry acusa William de o atacar

05 jan, 2023 - 06:19 • Lusa

Discussão acesa aconteceu em 2019 e vai ser escrutinada no novo livro do príncipe.

A+ / A-
príncipe William duque de Cambridge e príncipe Harry duque de Sussex Foto: Will Oliver/EPA
príncipe William duque de Cambridge e príncipe Harry duque de Sussex Foto: Will Oliver/EPA
Funeral Isabel II. Príncipes William e Harry no cortejo fúnebre. Foto: Yoan Valat/EPA
Funeral Isabel II. Príncipes William e Harry no cortejo fúnebre. Foto: Yoan Valat/EPA
Príncipes William e Harry Foto: Yui Mok/EPA
Príncipes William e Harry Foto: Yui Mok/EPA
príncipe William e Harry Dezembro2017 Foto: Facundo Arrizabalaga/EPA
príncipe William e Harry Dezembro2017 Foto: Facundo Arrizabalaga/EPA
William e Harry principes Foto: Arquivo
William e Harry principes Foto: Arquivo

O príncipe Harry, que mantém uma relação tensa com família real britânica, acusa o irmão William de o ter atacado fisicamente, atirando-o ao chão durante uma discussão em 2019, noticiou o jornal The Guardian.

Harry e a mulher, Meghan Markle, abandonaram as funções reais em 2020, numa cisão altamente mediatizada nos dois lados do Atlântico.

Desde então, o casal, que vive nos Estados Unidos, tem criticado publicamente a família real em várias ocasiões, em entrevistas e num recente documentário na plataforma Netflix.

No livro "O Substituto", que será publicado no dia 10 deste mês, Harry diz ter sido fisicamente atacado pelo irmão mais velho, William, durante uma discussão em Londres em 2019, de acordo com diário britânico.

Durante a altercação, o príncipe, de 38 anos, acusou William de chamar a Meghan mulher "difícil [e] rude", antes de o tom subir com outros insultos.

"[Depois, William] agarrou-me pelo colarinho (...) e deitou-me ao chão,", afirma Harry, citado pelo The Guardian, que obteve na quarta-feira um excerto do livro.

"Aterrei na tigela do cão, que se partiu nas minhas costas", acrescentou o príncipe, dizendo que permaneceu no chão "atordoado", antes de pedir ao irmão para sair.

William então "pediu desculpa", adiantou.

A altercação terá deixado Harry, quinto na linha de sucessão ao trono, com "arranhões e contusões".

O príncipe Harry disse que queria "restabelecer a ligação" com o pai, o rei Carlos III, e o irmão, mas a pacificação das relações parece estar ainda distante.

Num documentário lançado na Netflix em dezembro, o casal acusou a família real de mentir e de não os proteger, com Harry a apontar ainda o dedo ao irmão, acusando-o de lhe ter gritado numa reunião familiar em 2020, na presença de Isabel II.

Harry e Meghan acusaram também William e a mulher, Kate Middleton, de estarem na origem da cobertura negativa da imprensa por quererem "o protagonismo".

Em março de 2021, acusaram a família real de insensibilidade e racismo, numa entrevista.

A família real britânica encontra-se num período de transição, após subida ao trono de Carlos III, na sequência da morte de Isabel II a 08 de setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    06 jan, 2023 Trofa 12:09
    Se (William) o fez, foi pouco, deveria ter dado a serio, no Harry, para o por no devido lugar. Pelo que anda, ultimamente a fazer, até a mãe (Diana), deve estar com muita vergonha de Harry.

Destaques V+