Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coroação de Carlos III. O que não pode perder

05 mai, 2023 - 08:43 • Olímpia Mairos , com agências

A cerimónia de coroação durará três dias, intercalados entre solenidades oficiais, espetáculos e ações de voluntariado.

A+ / A-

A poucas horas da coroação do Rei Carlos III, cerimónia que reunirá chefes de Estado de todo o mundo, além de celebridades e membros da realeza britânica, damos-lhe a conhecer os pormenores da festa que, por certo, vai parar o Reino Unido e merecer a atenção de milhões de pessoas que seguirão o evento pelas televisões.

Ao todo, a cerimónia de coroação durará três dias, intercalados entre solenidades oficiais, espetáculos e ações de voluntariado.

No sábado - o Dia da Coração - amanhece bem cedo com a abertura, às 6h00, dos locais públicos designados para a população assistir à procissão.

Entre as 7h15 e as 8h30, chegam os convidados à Abadia de Westminster e às 9h00 começam a ser sentados. Meia hora mais tarde, ou seja, às 9h30, são esperados na Abadia de Westminster os chefes de Estado, membros da família real e ministros.

O início da procissão real entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster está marcado para as 10h20. O Rei Carlos III e a Rainha consorte Camila deixam o Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster a bordo do coche construído pela ocasião do Jubileu de Diamante (60 anos de reinado) da Rainha Isabel II.

Com passagem pela famosa avenida The Mall, por Trafalgar Square, por Whitehall e pela Parliament Square, a “King’s Procession” - Procissão do Rei - chegará à Abadia de Westminster um pouco antes das 11 horas, provavelmente usando um uniforme militar e vestes de veludo, que foram utilizados pelo seu avô, o rei George VI, na sua própria coroação em 1937.

O rei Carlos entrará pela Grande Porta Oeste e prosseguirá pela nave, até chegar ao espaço central da abadia.

Às 11 horas tem início a Cerimónia de Coroação, conduzida pelo arcebispo da Cantuária e será pontuada por música selecionada pelo rei, com 12 peças recém-encomendadas, incluindo uma de Andrew Lloyd Webber, e música ortodoxa grega em memória do pai do rei, o príncipe Filipe.

Reconhecimento

O rei Carlos será apresentado ao “povo” - uma tradição que remonta aos tempos anglo-saxónicos. Ao lado da Cadeira de Coroação de 700 anos, o rei volta-se para os quatro lados da abadia e será proclamado o "Rei indubitável".

Juramento

O arcebispo pedirá ao rei Carlos que confirme que defenderá a lei e a Igreja da Inglaterra durante seu reinado, e o rei colocará a mão no Santo Evangelho e se comprometerá a “cumprir e cumprir” essas promessas.

O rei também fará um segundo juramento - o Juramento da Declaração de Adesão - afirmando que ele é um “protestante fiel”, prometendo honrar e defender a lei e a Igreja durante o seu reinado.

Unção

Segue-se a unção com óleo sagrado, benzido em Jerusalém, e que será espalhado pelas mãos, peito e cabeça do Rei, um dos momentos mais solenes da cerimónia da coroação.

Para manter a privacidade do momento, uma tela, bordada à mão, protegerá o Rei dos olhares dos convidados e das câmaras.

Investidura

Segue-se o momento da coroação. Carlos III vestirá uma capa e receberá as joias da coroa britânica: os cetros reais, o anel do soberano e a coroa de Santo Eduardo, que lhe será colocada na cabeça pelo arcebispo da Cantuária.

De seguida, os sinos da Abadia de Westminster tocarão durante dois minutos e serão disparadas salvas de tiros por todo o Reino Unido.

Entronização

Após a coroação, o Rei Carlos III irá sentar-se no trono e o filho, o príncipe William, ajoelhar-se-á à sua frente para lhe prestar homenagem.

Procissão da coroação

Pelas 13h00, o Rei Carlos III e a Rainha consorte Camila deixam a Abadia de Westminster e tem início a procissão da coroação até ao Palácio de Buckingham

Às 14h15, Carlos III e Camila, acompanhados por membros da família real britânica, vão à varanda do Palácio de Buckingham para o esperado aceno real e assistem ao tradicional “flypast”. Será este o último ato público da cerimónia de coroação.

Mais dois dias de festa

Os festejos vão prolongar-se durante mais dois dias, incluindo festas de rua por todo o país e um concerto musical no Castelo de Windsor no domingo e um feriado nacional na segunda-feira, durante o qual o Rei instou os britânicos a fazer voluntariado.

Assim, no dia seguinte à coroação de Carlos III, as comunidades foram incentivadas a realizar almoços e festas de rua com os seus vizinhos. A iniciativa Big Lunch “Grande Almoço”, é organizada pelo Eden Project, projeto social apoiado por Camila, desde 2013, que visa aproximar as pessoas para reduzir a solidão e promover o espírito de comunidade.

Ao final da tarde, pelas 19h00, Katy Perry, Take That, Freya Ridings, Paloma Faith e Olly Murs, Lionel Ritchie, Freya Ridings, Nicole Scherzinger, o cantor de opera Andrea Bocelli e a nigeriana Tiwa Savage, entre outros, participam no Concerto da Coroação, nos jardins do Castelo de Windsor.

Além das estrelas do concerto, o espetáculo vai contar com uma aparição exclusiva do Coro da Coroação, um grupo criado a partir das comunidades corais do Reino Unido e com cantores amadores, onde se incluem refugiados, trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, cantores da comunidade LGBTQ+ e intérpretes de língua gestual. Haverá ainda um Coro virtual, composto por vozes de vários países da Commonwealth, liderado por Gareth Malone, Amanda Holden, Motsi Mabuse e a atriz Rose Ayling-Ellis.

Na segunda-feira, 8 de maio, a celebração termina com a “The Big Help Out”, uma iniciativa que pretende difundir o trabalho de solidariedade de várias organizações, para incentivar um maior número de pessoas a serem voluntárias.

Medidas de segurança

Ao todo, foram mobilizados para a Operação Orbe Dourada 29.000 agentes, dos quais cerca de 11.500 no sábado, alguns dos quais de forças policiais de fora da capital britânica.

Além de agentes para manter a ordem, haverá entre as multidões polícias treinados na deteção de comportamento invulgar e polícias armados, o que não é normal nas ruas de Londres.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+