Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dos souvenirs ao "emoji", já se prepara a coroação de Carlos III

11 abr, 2023 - 10:02 • Pedro Valente Lima

O sucessor de Isabel II já é rei, mas a coroação só acontece a 6 de maio. A menos de um mês da cerimónia, a Família Real já revelou pormenores, como o trajeto do cortejo da coroação, as listas de convidados e até o "emoji" oficial.

A+ / A-

A pouco menos de um mês da coroação de Carlos III, marcada para 6 de maio, a Família Real tem revelado mais pormenores sobre mais um capítulo histórico do Reino Unido.

Através do website oficial, já se descortinam detalhes sobre a cerimónia, como, por exemplo, as insígnias que Carlos III irá portar, as listas de centenas de convidados, o percurso traçado para o cortejo real e até o emoji oficial da coroação no Twitter.

O momento da coroação britânica já se distingue como fenómeno mundial desde 1953, altura em que se transmitiu por televisão, pela primeira vez, uma cerimónia do género. Na altura, a coroação da Rainha Isabel II foi vista por mais de 20 milhões de telespectadores só no Reino Unido.

Coches que contam a história do Reino Unido

Em maio deste ano, o filho, Rei Carlos III, vai se deslocar para a coroação no Coche Estatal do Jubileu de Diamante, veículo criado precisamente para celebrar os 60 anos de reinado de Isabel II, em 2012.

De acordo com o site oficial da Família Real, o interior do coche inclui madeiras, metais e outros materiais de locais com ligações ao Reino Unido e à sua história, como do Palácio de Buckingham, do Castelo de Windsor, da Abadia de Westminster ou de navios históricos, como o Mary Rose e o HMS Victory.

A procissão da coroação, entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster, tanto à ida como à vinda, será acompanhado por forças variadas, como a Cavalaria da Família Real e Forças Armadas do Reino Unido, dos territórios ultramarinos britânicos e de países da Commonwealth.

No entanto, o regresso será feito noutro veículo: o Coche Estatal Dourado, utilizado pela última vez no Jubileu de Platina da Rainha Isabel II, em junho de 2022. Criado em 1760, foi usado pela primeira vez por Jorge III, tendo também transportado Guilherme IV na sua coroação, em 1831.

Mais de dois mil convidados para a coroação

A cerimónia de coroação de Carlos III, na Abadia de Westminster, acabou de enviar os convites para mais de dois mil convidados.

Entre o público presente deverão estar cerca de 450 pessoas reconhecidas com a Medalha do Império Britânico, atribuída pelos feitos conquistados ou por contribuições importantes à comunidade.

Segundo a CNN, a lista inclui ainda 400 jovens de organizações escolhidas por Carlos e Camilla, que terão direito a uma sessão especial da coroação na igreja de St. Margaret.

As habituais insígnias

As joias da coroa, habitualmente presentes na Torre de Londres, vão abandonar temporariamente as vitrines de exposição para a cerimónia de 6 de maio.

Entre as várias insígnias, não há uma, nem duas, mas sim três coroas. No momento exato da coroação, Carlos III irá receber a Coroa de St. Edward, "a mais importante e sagrada de todas as coroas", realça o site da Família Real.

A peça já tem mais de 350 anos, datando da coroação de Carlos II, em 1661. À saída da Abadia de Westminster, o rei irá portar a Coroa Imperial de Estado, feita para a coroação de Jorge VI, em 1937.

Já a Rainha Consorte, Camilla, irá receber a Coroa da Rainha Maria, peça que irá sofrer algumas modificações em memória de Isabel II. A coroa deverá apresentar joias da coleção privada da anterior monarca.

Entre os outros símbolos a figurar na coroação, destacam-se ainda a Colher da Coroação, a Ampulla, o Cetro com Cruz do Soberano, o Cetro com Pomba do Soberano e ainda a Esfera do Soberano.

Um "emoji" para o Rei Carlos III?

A cerca de um mês da coroação, a crescente expectativa entre os britânicos é natural, começando a surgir as habituais lembranças, como bandeiras, canecas ou porta-chaves.

Foto: Andy Rain/EPA
Foto: Andy Rain/EPA
Foto: Andy Rain/EPA
Foto: Andy Rain/EPA
Foto: Andy Rain/EPA
Foto: Andy Rain/EPA

Mas, tratando-se de um fenómeno à escala mundial, o entusiasmo também extravasa para o digital. No Twitter, a conta oficial da Família Real britânica já anunciou o emoji que acompanha as várias hashtags relativas à cerimónia.

O ícone inspira-se na Coroa de St. Edward e já se estreou na rede social no passado domingo, 9 de abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+