Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“É um dia histórico”. Ministra da Defesa comenta entrada da Finlândia na NATO

04 abr, 2023 - 14:35 • Redação

A NATO assinala esta terça-feira 74 anos e o dia é marcado pela entrada da Finlândia na Aliança Atlântica.

A+ / A-

A ministra da Defesa, Helena Carreiras considera esta terça-feira um dia “especial” e “histórico” pela entrada da Finlândia na NATO.

Helena Carreiras visitou hoje, pela primeira vez como governante, a Strike for NATO, em Oeiras, no dia em que a Aliança Atlântica celebra 74 anos. A ministra da Defesa considera que a nova entrada é “um sinal de que a aliança se fortalece, fortalecendo também a defesa da Finlândia num contexto muito difícil”.

“Estamos felizes por reforçar a nossa defesa coletiva”, reforça Helena Carreiras.

Questionada sobre a interceção por dois caças F16 portugueses de uma aeronave russa na Lituânia, a ministra da Defesa diz ser “uma missão habitual de policiamento aéreo” e "mais uma circunstância em que as forças portuguesas demonstram a sua eficácia.”

Helena Carreiras foi, também, questionada sobre o facto das falhas técnicas do NRP Mondego afetarem a credibilidade de Portugal juntos dos aliados, mas a ministra diz que esse não tem sido assunto, já que “a NATO conhece as forças armadas portuguesas e a forma como temos participado eficazmente nas missões da aliança.”

A ministra da Defesa garantiu, ainda, que “há um esforço sustentado para fazer crescer o orçamento da defesa” de Portugal e lembrou que se mantém o objetivo de alcançar os 2% para a defesa, até ao final desta década.

Depois das duas da tarde, Helena Carreiras visita um outro centro da NATO onde, simbolicamente, com participação da embaixadora da Finlândia, vai ser hasteada a bandeira deste país, novo membro a partir de hoje na Aliança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+