Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa Francisco deixa hospital

01 abr, 2023 - 09:43 • Ricardo Vieira e Maria João Costa

Visivelmente bem disposto após receber alta, Francisco falou com populares e jornalistas à porta do Hospital Gemelli. "Não tive medo", declarou o Papa.

A+ / A-
Papa Francisco já teve alta: "Ainda estou vivo"
Papa Francisco já teve alta: "Ainda estou vivo"

O Papa Francisco deixou o Hospital Gemelli este sábado de manhã, após vários dias de internamento devido a uma infeção respiratória.

Visivelmente bem disposto, o Papa falou com jornalistas e populares que estavam à porta do hospital à sua espera, e ainda deu autógrafos.

"Ainda estou vivo, não tive medo", declarou o Santo Padre, de 86 anos.

À saída do Hospital Gemelli viveu-se um momento de grande emoção, quando o Papa abençoou um casal cuja filha faleceu.

Francisco estava internado desde quarta-feira, devido a problemas respiratórios.

Recebeu tratamento e fez exames nestes dias.

Ontem no hospital ainda baptizou uma criança na unidade de oncologia. Agora está de regresso ao Vaticano.

Antes de deixar o Hospital Gemelli, o Papa agradeceu aos profissionais de saúde que lhe prestaram cuidados nos últimos dias.

“Antes de deixar as instalações, o Santo Padre cumprimentou o reitor da Universidade Católica, Franco Anelli, com os seus colaboradores mais próximos, o diretor da Policlínica, Marco Elefanti, o assistente eclesiástico geral da Universidade Católica, monsenhor Claudio Giuliodori, e a equipa de médicos e agentes de saúde que o assistiram nestes dias”, afirma o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

O Vaticano confirma que o Papa presidirá às celebrações da Semana Santa.

Segundo o responsável da Sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, tal já estava previsto mesmo antes da hospitalização de Francisco.

A missa de domingo de Páscoa será celebrada por um cardeal e presidida pelo Papa, que na quinta-feira irá celebrar missa numa prisão de jovens em Roma, uma cerimónia privada.

[notícia atualizada às 13h49]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+