Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fronteira EUA-México

Incêndio em centro de detenção de migrantes no México faz pelo menos 39 mortos

29 mar, 2023 - 15:20 • Lusa com Redação

Fogo foi ateado pelos detidos, que queimaram colchões em protesto contra as condições de detenção. Acidente acontece quando o número de migrantes que tentam atravessar a fronteira com os Estados Unidos continua a bater recordes.

A+ / A-
Incêndio em centro de detenção de migrantes no México faz pelo menos 39 mortos
Incêndio em centro de detenção de migrantes no México faz pelo menos 39 mortos

Um incêndio na madrugada de terça-feira, que deflagrou num centro de detenção de migrantes em Ciudad Juárez, na fronteira do México com os Estados Unidos da América, fez pelo menos 39 mortos e 29 feridos, alguns em estado grave.

O acidente foi provocado por alguns dos 68 migrantes detidos, que incendiaram colchões em protesto contra as condições no centro de detenção de migrantes clandestinos.

"Tratou-se de um movimento de protesto. Supomos que souberam que iam ser expulsos, deportados, e que, em protesto, colocaram colchões na porta da receção do centro e atearam-lhes fogo", explicou o Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, em conferência de imprensa.

Um vídeo divulgado esta quarta-feira, cuja autenticidade já foi confirmada pelo Governo do México, mostra os guardas do Instituto Nacional de Migração do México a abandonarem o local, sem encetarem qualquer tentativa para resgatar os detidos.

Alejandra Corona, representante do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), visita as instalações uma vez por semana para monitorizar as condições e confirmou o que as imagens revelam, que a única saída seria pela porta da cela onde os detidos se encontravam.

As vítimas são provenientes da América Central, na sua maioria da Venezuela.

A direção do Instituto Nacional de Migração já reagiu e divulgou um comunicado em que lamenta as mortes no centro de detenção de Ciudad Juárez, anunciando que as "autoridades correspondentes" já estão a investigar o caso.

As tensões entre as autoridades e os migrantes aumentaram nas últimas semanas em Ciudad Juarez, onde os abrigos estão sobrelotados com pessoas à espera de uma oportunidade para passar a fronteira para os EUA.

Dirigentes de mais de 30 abrigos para migrantes e outras organizações de defesa de direitos civis publicaram uma carta aberta, em 9 de março, queixando-se da forma como os migrantes e refugiados estão a ser tratados na fronteira entre o México e os EUA.

Nos últimos anos, à medida que o México intensificou os esforços para conter o fluxo migratório para os EUA, sob pressão da administração norte-americana, a agência de migração mexicana tem procurado encontrar soluções para a falta de condições nos centros de detenção.

O Papa Francisco também já reagiu à tragédia e pediu orações pelas vítimas do “trágico incêndio”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+