Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Qatargate. Eurodeputado belga detido para interrogatório

10 fev, 2023 - 15:57 • Diogo Camilo

Marc Tarabella viu a sua imunidade parlamentar cair na semana passada, após ter sido ligado ao alegado esquema de subornos de países como o Qatar à subcomissão de Direitos Humanos do Parlamento Europeu.

A+ / A-

O eurodeputado belga Marc Tarabella foi detido esta sexta-feira para interrogatório pela polícia federal da Bélgica, na sequência do escândalo de corrupção no Parlamento Europeu ligado ao Qatar.

O deputado tinha visto a sua imunidade parlamentar levantada na passada semana, com as autoridades belgas a avançarem com buscas à sua casa a um cofre pessoal num banco em Liege. Tarabella conhecerá ainda esta sexta-feira os crimes de que é acusado.

Na chamada investigação do "Qatargate" pelas autoridades belgas, quatro pessoas foram até agora indiciadas por acusações preliminares de corrupção, lavagem de dinheiro e participação numa organização criminosa.

Três destas têm ligações próximas com a subcomissão de Direitos Humanos do Parlamento Europeu, que surge no centro de subornos que países como o Qatar, Marrocos e Mauritânia terão pago para alegadas ingerências em decisões do organismo.

Na operação foram apreendidas malas de dinheiro com um total de 1,5 milhões de euros.

Entre os acusados estão Eva Kaili, eurodeputada grega e entretanto destituída do cargo de vice-presidente do Parlamento Europeu, e Pier Antonio Panzeri, antigo eurodeputado italiano.

Os outros acusados são Francesco Giorgi, assessor de Pier Antonio Panzeri e namorado de Eva Kailli, e Niccolò Figa-Talamanca, secretário-geral da ONG Sem Paz Não há Justiça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+