Tempo
|
A+ / A-

Bombardeiros russos sobrevoam o Mar do Japão em dia de visita do primeiro-ministro a Kiev

21 mar, 2023 - 13:28 • Diogo Camilo

Rússia diz que movimentos foram de rotina e em águas neutras, mas aconteceram horas depois do chefe de Governo japonês, Fumio Kishida, visitar a Ucrânia pela primeira vez desde o início da invasão russa.

A+ / A-

Dois bombardeiros russos sobrevoaram esta terça-feira o Mar do Japão.

Em esclarecimento, o Ministério da Defesa russo indicou que se tratou de um voo de rotina e que os movimentos dos Tu-95MS foram feitos em conformidade com o direito internacional e sobre águas neutras.

Este voo acontece no dia em que o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, realizou uma visita surpresa a Kiev para se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Kishida, que vai presidir a cimeiro do G7 em maio, era o único líder do Grupo dos Sete que ainda não tinha visitado a Ucrânia desde o início da invasão russa.

A deslocação coincide também com a visita do presidente chinês, Xi Jinping, a Moscovo, para se encontrar com o homólogo russo, Vladimir Putin.

Desde o início da guerra na Ucrânia que o Japão tem estado em sintonia com as outras nações do G7, sancionando a Rússia e apoiando Kiev.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+