Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA investigam TikTok por espionagem a jornalistas norte-americanos

18 mar, 2023 - 00:43 • Lusa

Funcionários da empresa supostamente acederam a dados como endereços IP de jornalistas e vários dos seus contactos.

A+ / A-

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar a empresa chinesa ByteDance, proprietária do TikTok, por espiar duas jornalistas americanas que cobrem o setor de tecnologia, publicaram hoje meios de comunicação norte-americanos.

A primeira a avançar a informação foi a jornalista da revista Forbes, Emily Baker-White, uma das duas cujos dados foram obtidos irregularmente por funcionários da ByteDance, que foram demitidos após a empresa reconhecer o ocorrido, em dezembro de 2022.

Segundo a Forbes, que cita fontes ligadas à investigação, o FBI também está a realizar entrevistas sobre o ocorrido, embora não esclareça se as investigações estão relacionadas.

Também o jornal New York Times confirmou, esta sexta-feira, a investigação do Departamento de Justiça norte-americano, que segundo as suas fontes foi lançada no final do ano passado.

Em dezembro, a empresa chinesa disse em comunicado que condenava "firmemente" as ações dos funcionários e que não trabalhavam mais para a empresa. Além disso, prometeu colaborar com qualquer investigação.

Os funcionários supostamente acederam a dados como endereços IP de jornalistas e vários dos seus contactos, enquanto tentavam determinar se houve vazamento de documentos e conversas internas, relata o The New York Times.

A notícia surge numa altura em que as autoridades norte-americanas estão a endurecer a postura em relação à rede social TikTok, justificando que teme poder ser utilizada para recolher dados que vão parar ao governo chinês.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+