Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Submarino de transporte de droga apreendido na Galiza

14 mar, 2023 - 20:35

Autoridades espanholas apreenderam um submarino construído, exclusivamente, para o transporte de cocaína entre a América do Sul e a Europa.

A+ / A-

Um submarino, com cerca de 15 metros de comprimento, construído especificamente para o tráfico de droga, foi encontrado na segunda-feira, a cerca de um quilómetro da costa de Vilaxoán, na ria de Arousa, na Galiza.

Segundo o El País, o narco-submarino "Poseidon" foi rebocado, esta terça-feira, para o porto de Xufre, onde foi inspecionado durante a manhã, sem terem sido identificados quaisquer vestígios de droga no interior.

As autoridades - Agência Tributária, Guarda Civil, Salvamento Marítimo e a Polícia Nacional - estão agora a investigar. Suspeita-se, contudo, que o conteúdo poderá ter sido transportado de algum ponto da América até à costa da Galiza e que possa estar relacionado com duas embarcações que foram descobertas na região abandonadas.

As operações de reboque e inspeção contaram com cerca de 50 oficiais da Guarda Civil, bem como mergulhadores e uma empresa especializada que já tinha realizado ações semelhantes em 2019, quando outro submarino usado para tráfico deu à costa na Galiza, mais precisamente numa praia de Cangas, no estuário de Vigo.

"Temos de garantir que não há nenhum membro da tripulação naufragado dentro do submarino, pelo que esta é a prioridade, embora as possibilidades sejam remotas, tal como não podemos excluir que haja um esconderijo de drogas dentro", afirmou um porta-voz da Guarda Civil.

Segundo a polícia espanhola, o submarino encontrava-se na posição vertical e é idêntico ao que foi apreendido em 2019 - sendo que esse tinha cerca de cem milhões de euros em cocaína no seu interior. Até ao momento, não foram detidos suspeitos, mesmo depois de percorrerem a costa com um drone.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+