Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EXPLICADOR RENASCENÇA

Falência do Silicon Valley Bank é um regresso à crise de 2008?

13 mar, 2023 - 07:55 • Sérgio Costa

Na passada sexta-feira, as autoridades norte-americanas anunciaram o encerramento do Silicon Valley Bank. No que toca à dimensão dos seus ativos financeiros, era um dos 20 maiores bancos dos Estados Unidos. O Silicon Valley Bank acabou por abrir falência depois de os clientes terem retirado avultadas quantias de dinheiro dos depósitos. Mas a que se deve esta queda repentina?

A+ / A-
Falência do Silicon Valley Bank é um regresso à crise de 2008?

O fim súbito do Silicon Valley Bank, especializado na área de tecnologia, está a assustar os bancos de todo o mundo.

Tal como o nome indica, tinha como clientes, sobretudo, startups e apoiava demais projetos na área das novas tecnologias. Era o banco onde as empresas do setor, nos EUA, tinham grande parte dos seus depósitos.

E por que razão fechou portas?

Na semana passada, o banco recebeu uma indicação da Moody’s a dar conta de que a agência se preparava para baixar a classificação da dívida do banco. Mas o que queria isto dizer?

Na prática, significava que o investimento e os depósitos naquele banco já não eram tão seguros, uma vez que o banco deixou de ter tanta capacidade para pagar a sua dívida.

Perante a situação, um número elevado de clientes começou a retirar fundos do Silicon Valley Bank. Na passada quinta-feira, o banco anunciou que procurava aumentar o seu capital rapidamente para enfrentar as retiradas elevadas de dinheiro pelos seus clientes, chegando a perder 1,8 mil milhões de dólares na venda de uma carteira de ativos financeiros.

Contudo, acabou por não resistir às retiradas massivas de fundos por parte dos seus clientes, principalmente atores do setor da tecnologia.

O que justifica essa menor capacidade de pagar dívida que levou ao colapso do banco?

O aumento das taxas de juro, o que faz aumentar a dificuldades no pagamento da prestação devida. Isto porque os bancos também contraem dívida, de modo a garantir investimentos, com os fundos dos depositantes.

Mas o aumento dos juros não é positivo para os bancos? Como se explica este cenário?

A grande maioria dos bancos está a aumentar lucros com os juros.

No entanto, podem vir a enfrentar uma fuga de fundos para serem colocados em produtos com taxas de remuneração superiores. Por exemplo: há quem esteja a retirar dinheiro dos depósitos para colocar nos certificados de aforro, por serem um instrumento de poupança mais vantajoso.

E quais são as consequências do encerramento do Silicon Valley Bank?

Ainda são algo imprevisíveis. Os analistas admitem que possa haver receio quanto à sustentabilidade dos bancos, o que pode levar a uma retirada em massa de fundos por parte dos clientes. Já houve outro banco a fechar por igual razão nos EUA, o Signature Bank.

Ainda assim, os especialistas acreditam que a banca está numa situação mais favorável do que aquela em que se encontrava aquando da última crise financeira. Certo é que desde 2008 que nenhum banco se desmoronava como o Silicon Valley Bank.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+