Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-primeiro-ministro da Malásia acusado de desviar fundos públicos

10 mar, 2023 - 11:31 • Redação

Para os apoiantes de Yassin, a investigação é apenas uma tentativa de o desacreditar antes das eleições gerais de julho.

A+ / A-

O antigo governante malaio, Muhyiddin Yassin, foi acusado de corrupção e branqueamento de capitais esta sexta-feira.

O caso remete para os fundos públicos destinados ao combate à pandemia da Covid-19 que o ex-primeiro-ministro alegadamente desviou entre 2020 e 2021.

Yassin, de 75 anos, é o líder do Bersatu, partido político que faz oposição a Anwar Ibrahim, o atual primeiro-ministro. Para os seus apoiantes, a investigação é apenas uma tentativa de o desacreditar antes das eleições gerais de julho.

As acusações de corrupção referem que Muhyiddin Yassin alegadamente recebeu 232,5 milhões de ringgit (48,5 milhões de euros) em subornos para o Bersatu. Os cúmplices no alegado crime seriam empresas que receberam tratamento preferencial para projetos financiados pelos fundos públicos.

É também acusado de branqueamento de capitais no valor de 195 milhões de ringgit (40,8 milhões de euros), recebidos também pelo partido.

O antigo governante declarou-se inocente de todas as acusações, após ter sido detido para interrogatório, na quinta-feira, pela Comissão Anticorrupção da Malásia.

Muhyiddin Yassin foi libertado sob fiança, contra a entrega do passaporte, e deverá ser levado a julgamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+