A+ / A-

António Guterres distinguido com o prémio espanhol Carlos V

07 mar, 2023 - 11:34

Prémio reconhece os esforços desenvolvidos em prol do espírito europeu.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, foi distinguido com o Prémio Europeu Carlos V, em Espanha, que reconhece os esforços desenvolvidos em prol do espírito europeu.

O nome de Guterres, distinguido na 16.ª edição do prémio, foi anunciado esta terça-feira em Mérida, Espanha, pela diretora-geral dos Assuntos Exteriores da Junta de Extremadura e presidente da Comissão Executiva da Fundação da Academia Europeia e Iberoamericana de Yuste, Rosa Balas.

O Prémio Carlos V da Fundação da Academia Europeia e Iberoamericana de Yuste distinguiu em anos anteriores o ex-chefe do governo espanhol Filipe González, a ex-chanceler alemã Angela Merkel e o líder russo Mikhail Gorbachov.

Costa felicita Guterres

O primeiro-ministro felicitou o secretário-geral das Nações Unidas pelo prémio, considerando que se trata de um merecido reconhecimento pela sua ação em defesa das causas comuns da humanidade.
"Felicito António Guterres pelo Prémio Europeu Carlos V. Merecido reconhecimento por décadas ao serviço da defesa dos valores europeus e de causas comuns da humanidade, como a ação climática, os direitos dos refugiados e a procura de uma paz duradoura, na Ucrânia e no mundo", escreveu António Costa numa mensagem que publicou na rede social Twitter.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+