Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NATO. Turquia retoma negociações com Suécia e Finlândia

27 fev, 2023 - 08:08 • Lusa

Encontro deve acontecer em Bruxelas, a 9 de março.

A+ / A-

As negociações entre a Turquia, a Suécia e a Finlândia sobre a adesão dos dois países à NATO vão ser retomadas no dia 09 de março, anunciou hoje o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu.

"A reunião vai decorrer a 09 de março", declarou Cavusoglu durante uma conferência de imprensa em Ancara.

Em janeiro, a Turquia tinha posto fim às negociações tripartidas depois do anúncio de manifestações em fevereiro contra Ancara e contra o Islão, em Estocolmo.

Os processos de adesão dos dois países nórdicos à Organização do Tratado do Atlântico Norte decorrem da última invasão russa da Ucrânia, iniciada a 24 de fevereiro do ano passado.

A Turquia e a Hungria são dois dos 30 países que integram a NATO que não ratificaram o pedido de adesão da Finlândia e a Suécia.

Entre outras medidas, o Governo de Ancara exige aos dois países uma nova postura face aos refugiados curdos, sobretudo membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão considerado uma organização "terrorista" pela Turquia.

[notícia atualizada às 09h45 de 27 de fevereiro de 2023]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+