Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismos na Turquia e Síria. Número de mortos ultrapassa os 50 mil

28 fev, 2023 - 15:49 • Lusa

Em 6 de fevereiro, um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu fortemente o sudeste da Turquia e o norte da vizinha Síria. Foi seguido de várias réplicas.

A+ / A-

Mais de 50 mil pessoas morreram na sequência dos sismos que atingiram a Turquia e a vizinha Síria a 6 de fevereiro, segundo uma contagem divulgada pela agência France-Presse (AFP) com base em várias fontes.

Na Síria, o balanço dá conta de 5.951 mortos, um número revisto em alta quando comparado com dados anteriores.

A mais recente avaliação na Turquia, fornecida no domingo pela agência pública turca de gestão de desastres (AFAD), é de 44.374 mortos.

Em termos globais, o número de mortos nos dois países é de 50.325.

Em 6 de fevereiro, um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu fortemente o sudeste da Turquia e o norte da vizinha Síria. Foi seguido de várias réplicas, umas das quais de magnitude 7,5.

O sismo devastou várias regiões no norte, mas também do oeste, da Síria, país que é cenário de uma guerra civil há mais de uma década.

Em áreas sob controlo governamental, o Ministério da Saúde da Síria identificou 1.414 mortos, enquanto nas regiões que escapam ao controlo do regime de Damasco, as autoridades locais contabilizaram a morte de 4.537 pessoas.

O responsável da agência de saúde dessas regiões, Maram al-Cheikh, explicou que o balanço foi realizado a partir de dados recolhidos junto de hospitais, de centros médicos, da Proteção Civil e das autoridades municipais, que documentaram os funerais das vítimas que não passaram por unidades hospitalares.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+