Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 provavelmente teve origem em fuga de laboratório chinês, diz agência americana

26 fev, 2023 - 23:52 • Ricardo Vieira

Departamento de Energia dos Estados Unidos muda de posição sobre origem da pandemia, mas tese divide a comunidade de serviços secretos e é rejeitada pela China.

A+ / A-

O vírus da Covid-19 surgiu, "provavelmente", depois de uma fuga acidental de um laboratório em Wuhan, na China. A conclusão está num relatório do Departamento de Energia dos Estados Unidos revelado este domingo pelo “Wall Street Journal”.

O documento foi recentemente entregue à Casa Branca e aos principais membros do Congresso norte-americano.

O Departamento de Energia possui considerável conhecimento científico e supervisiona uma rede de laboratórios nacionais nos Estados Unidos.

Trata-se de uma mudança de posição. Até agora, os peritos do Departamento de Energia tinham dúvidas sobre a origem do vírus que provocou a maior pandemia do último século.

O novo relatório destaca como diferentes partes da comunidade de inteligência chegaram a conclusões díspares sobre a origem da pandemia.

O Departamento de Energia associa-se, agora, ao FBI na tese de que uma fuga acidental no laboratório de Wuhan, na China, esteve na origem da disseminação do vírus da Covid-19 em todo o mundo.

A estação de televisão NBC cita duas fontes, segundo as quais o Departamento de Energia concluiu “com baixa confiança” que “provavelmente” se tratou de uma fuga laboratorial acidental.

A tese divide a comunidade de serviços secretos e as autoridades chinesas negam falhas no laboratório de Wuhan.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+