Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Macau deixa de exigir uso de máscara em espaços ao ar livre

27 fev, 2023 - 13:50 • Lusa

Continua a ser obrigatório usar máscara em instituições de saúde, lares de idosos e de reabilitação, transportes públicos e nalgumas instituições públicas.

A+ / A-

Macau deixou, a partir desta segunda-feira, de exigir o uso de máscara em espaços ao ar livre, levantando uma das últimas restrições impostas desde o início da pandemia de Covid-19.

Num comunicado divulgado no domingo, o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus indicou que, "em circunstâncias normais", não será obrigatório usar máscara no exterior.

No entanto, continua a ser obrigatório utilizar máscara para entrar em instituições médicas, lares de idosos e de reabilitação ou transportes públicos, com a exceção de táxis, sublinhou o centro.

Para outros espaços fechados aguarda-se decisão

Quanto a outros espaços fechados, "as entidades competentes vão avaliar e decidir se é necessário ou não o uso de máscara", tendo em conta a situação pandémica, a ventilação, o número e densidade de pessoas e natureza e duração das atividades, referiu o comunicado.

Já nesta segunda-feira, o Comissariado contra a Corrupção, o Instituto de Ação Social e os tribunais de Macau confirmaram que continua a ser obrigatório utilizar máscara para entrar nas instalações destas entidades públicas.

O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus defendeu que deve ser exigido o uso de máscara em "atividades de grande aglomeração de pessoas" ou face à "ocorrência de casos de infeção coletiva em creches e instituições de ensino não superior".


O comunicado sublinhou ainda que a exigência do uso de máscara em espaços fechados em Macau poderá ser ajustada mais tarde, "de acordo com a situação real".

Situação "estável" desde início do ano

A cidade abandonou em meados de dezembro, após três anos, a política de 'zero Covid', com a imposição de quarentenas, confinamentos e testagem massiva e a situação "tem-se mantido estável" desde o início do ano, sublinhou o centro.

A região administrativa especial chinesa registou oficialmente 3.514 casos de Covid-19 e 121 mortes desde o início da pandemia, sendo que a última morte ligada ao SARS-CoV-2 aconteceu a 02 de fevereiro.

O centro sublinhou que a decisão foi tomada "tomando como referência as experiências de prevenção e controlo em todo o mundo".

Taiwan levantou na semana passada a maioria das restrições devido à Covid-19, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscara, enquanto no Japão o Governo deverá fazer o mesmo quando as atuais regras expirarem, em 13 de março.

A região de Hong Kong passa a ser assim a única jurisdição chinesa onde continua a ser obrigatório usar máscara em todos os espaços ao ar livre, medida prolongada por mais 14 dias em 23 de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+