Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

itália

Números do naufrágio na Calábria atualizados: 59 mortos e 80 sobreviventes

26 fev, 2023 - 15:02

Número de mortos deverá subir. Das 80 pessoas resgatadas, 21 estão feridas em hospitais.

A+ / A-
Foto: Giuseppe Pipita/EPA
Foto: Giuseppe Pipita/EPA
Foto: Giuseppe Pipita/EPA
Foto: Giuseppe Pipita/EPA

As autoridades italianas contabilizam a meio da tarde deste domingo 59 mortos no naufrágio de um navio de migrantes ocorrido nas costa da Calábria.

Entre os mortos estão crianças - cerca de 20 - e um bebê de poucos meses

Os corpos foram encontrados esta manhã na praia na área de Steccato, na comuna de Cutro, situada a 20 quilômetros de Crotone

De acordo com o que foi apurado nas operações de resgate, cerca de 150 migrantes estavam amontoados num velho barco de pesca, saído da Turquia. Os passageiros eram originários do Irão, Afeganistão e Paquistão.

Oitenta pessoas foram resgatadas com vida, tendo 21 sido encaminhadas para hospitais por se encontrarem feridas

Os relatos dos sobreviventes são contraditórios quanto ao número de pessoas que embarcaram: uns apontam para 180, outros referem 250.

Os responsáveis pelo socorro admitem que o número de mortos venha a ultrapassar a centena.

Os sobreviventes que não ficaram feridos foram transferidos para o centro de acolhimento em Isola Capo Rizzuto, onde receberam roupas secas e cobertores.

Os corpos recuperadas estão a ser levados um pavilhão desportivo localizado na cidade de Crotone.

Um suspeito detido

As autoridades policiais italianas prenderam, entretanto, um suspeito: trata-de de um cidadão turco que estará ligado à organização da viagem. Há um segundo suspeito, assim definido a partir de um documento encontrado entre os destroços, que ainda não foi localizado .

O barco partiu há quatro dias do porto de Izmir, na Turquia, tendi sido localizado na noite de domingo a cerca de 40 milhas da costa de Crotone por uma aeronave da agência europeia Frontex.

As condições do mar impediram que barcos de socorro chegassem à área, tendo sido, acionado o dispositivo de busca terrestre. Chegados ao local de desembarque, as autoridades e equipas de socorro deram já com a embarcação destruída, depois de teer chocado co rochas.

Alguns dos sobreviventes chegaram à costa pelos seus próprios meios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+