Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelensky diz que a vitória é "inevitável" se aliados cumprirem promessas

24 fev, 2023 - 16:53 • Ricardo Vieira, com Lusa

Sobre o plano de paz apresentado pela China, o Presidente ucraniano destaca o facto de defender o respeito pela “integridade territorial” das nações.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, garante que a vitória na guerra contra a Rússia é "inevitável" se aliados cumprirem promessas.

Numa conferência de imprensa por ocasião do primeiro ano da invasão russa da Ucrânia, Zelensky declarou que a vitória é "inevitável", se todos os aliados da Ucrânia fizerem o seu trabalho de casa e apoiarem o seu país, nomeadamente com armamento.

"Se os nossos parceiros mantiverem a palavra e respeitarem os prazos, aguarda-nos uma vitória inevitável (...) mas temos de cumprir os nossos deveres porque nenhum país pode defender-se por si mesmo. Quero verdadeiramente que isso aconteça este ano", disse Volodymyr Zelensky.

O líder ucraniano confessou que o dia mais dramático do primeiro ano da guerra foi quando visitou a cidade de Bucha, onde centenas de pessoas foram encontradas em valas comuns e mortas nas ruas.

Sobre o plano de paz apresentado pela China, Zelensky destaca o facto de defender o respeito pela “integridade territorial” das nações.

O Presidente foi questionado pelos jornalistas sobre a posição da China e da proximidade entre Pequim e Moscovo.

Zelensky considera que é positivo o facto de a China defender o Direito internacional e a integridade territorial dos países.

O chefe de Estado ucraniano mostra abertura para trabalhar em conjunto com a China e dar bom uso a essas aspirações.

"Pelo menos a China começou a falar connosco, chamou-nos 'país invadido' e julgo que isso está bem. Mas a China não é propriamente pró-ucraniana e temos de ver a que atos se seguem as palavras", afirmou.

O líder ucraniano também propôs organizar uma cimeira com "países de todos os continentes" após Kiev ter recebido um apoio generalizado na Assembleia-geral da ONU, que na quinta-feira aprovou uma resolução sobre o fim das hostilidades e a retirada das tropas russas do território ucraniano.

Zelensky disse que essa cimeira deve ocorrer num país "que seja capaz de reunir o maior número possível de países do mundo", um dia depois de 141 Estados representados na ONU terem votado a favor da resolução.

O Presidente ucraniano aludiu indiretamente às abstenções registadas durante essa votação, onde se incluem a China e a Índia, e disse que o seu Governo trabalha "para transformar essa neutralidade num estatuto de não-neutralidade face à guerra".

Zelensky mencionou especificamente que o executivo de Kiev está a tentar garantir o apoio ao seu plano de paz - que prevê um roteiro onde se inclui a retirada das tropas russas da Ucrânia de acordo com a Carta da ONU - dos países da América Latina e África.

Zelensky. Ucrânia vai fazer tudo para que 2023 seja "o ano da vitória"
Zelensky. Ucrânia vai fazer tudo para que 2023 seja "o ano da vitória"
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+