Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moçambique. Ciclone deixa isoladas mais de nove mil pessoas

05 abr, 2023 - 12:13 • Lusa

Temporal matou até ao momento 605 pessoas no Maláui, Moçambique e Madagáscar.

A+ / A-

Mais de nove mil pessoas estão isoladas e sem assistência humanitária nos distritos de Luabo e Chinde, na província da Zambézia, centro de Moçambique, na sequência do ciclone tropical Freddy, disseram esta quart-feira as autoridades.

O delgado do Instituto Nacional de Gestão de Desastres na província da Zambézia, Hélder da Costa, disse à emissora pública Rádio Moçambique que a ajuda alimentar não consegue alcançar as comunidades dos distritos de Luabo e de Chinde.

As estradas estão cortadas e os barcos não circulam, devido à enchente do rio Zambeze, explicou Costa.

O Freddy é já um dos ciclones de maior duração e trajetória nas últimas décadas, tendo viajado mais de 10.000 quilómetros desde que se formou ao largo do norte da Austrália a 4 de fevereiro e atravessou todo o oceano Índico até à África Austral.

Atingiu pela primeira vez a costa oriental de Madagáscar em 21 de fevereiro e regressou à ilha a 5 de março, onde deixou um rasto de 17 mortos e 300.000 pessoas afetadas.

Em Moçambique, o ciclone teve o seu primeiro impacto em 24 de fevereiro e voltou a tocar terra em meados de março, tendo provocado pelo menos 165 mortos, segundo o balanço oficial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+