Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tempestade Freddy a crescer. Prevista chegada a Moçambique como ciclone intenso

10 mar, 2023 - 13:29 • Diogo Camilo

Ciclone tropical está ativo há mais de um mês e já bateu o recorde de tempestade mais longa. Depois de ter feito 10 mortes em Moçambique e 17 em Madagáscar na sua primeira passagem,

A+ / A-

A tempestade tropical Freddy deverá voltar a atingir a costa do sudeste africano esta sexta-feira, depois de ter provocado a morte de 27 pessoas em Moçambique e Madagáscar no último mês.

A Freddy é já considerada uma das mais fortes tempestades registadas no hemisfério sul e terá atingido o recorde de ciclone tropical em longevidade, depois de ter sido nomeado pela primeira vez a 6 de fevereiro, há 33 dias.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o recorde pertencia ao furacão John, que atravessou o Oceano Pacífico durante 31 dias em 1994.

A chuva e inundações provocadas pela primeira passagem por Moçambique, há cerca de duas semanas, afetaram mais de 171 mil pessoas. Segundo a agência das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), a tempestade tropical fez até ao momento 10 mortes em Moçambique e 17 em Madagáscar.

Desta vez, cerca de 565 mil moçambicanos estarão em risco, nas províncias de Zambezia, Tete, Sofala e Nampula.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+