Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Semana do trabalho

Portugueses são dos europeus mais trabalhadores na Europa

21 set, 2023 - 13:27 • João Pedro Quesado

Enquanto a Sérvia é o país que mais horas trabalha, os Países Baixos tiveram a média mais baixa em 2022, nem sequer atingindo as 34 horas. Média portuguesa é estável desde 2008.

A+ / A-

Os portugueses trabalharam uma média de quase 40 horas por semana em 2022, um valor acima da média da União Europeia. De acordo com os dados do Eurostat, divulgados esta quinta-feira, a Sérvia é o país onde são trabalhadas mais horas, enquanto os Países Baixos estão no extremo oposto.

A média de 39,9 horas trabalhadas por semana em 2022 coloca Portugal no sexto lugar da tabela. Desde 2008, o primeiro ano deste conjunto de dados do Eurostat, que a média portuguesa não tem nenhuma alteração considerável: o valor máximo, de 40,5 horas por semana, foi atingido em 2014, enquanto o valor mais baixo, de 39,6 horas por semana, se repetiu em 2009 e 2010.

Os trabalhadores portugueses trabalharam menos, em média, que os da Bulgária e da Roménia, cuja média é de 40,2 horas, da Polónia, onde se trabalharam 40,4 horas, e da Grécia, com uma média de 41 horas.

Com uma média de 43,3 horas trabalhadas por semana, a Sérvia é líder destacada da lista do gabinete de estatísticas da União Europeia.

Em contraste, é nos Países Baixos que a semana de trabalho é mais curta, de apenas 33,2 horas. Seguem-se a Alemanha, a Dinamarca e a Noruega, na região das 35 horas por semana.

Os dados incluem trabalhadores a tempo inteiro e parcial, entre os 20 e os 64 anos de idade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+