Tempo
|
A+ / A-

Zelensky rejeita acordo que implique cedência de território à Rússia

16 fev, 2023 - 22:42 • Lusa

O presidente ucraniano referiu que "as armas são a única língua que a Rússia entende", e considerou que o presidente russo, Vladimir Putin, já iniciou uma nova ofensiva.

A+ / A-

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, rejeitou hoje qualquer acordo com a Rússia que implique uma cedência de território.

"Qualquer compromisso territorial tornar-nos-ia num Estado mais fraco. (...) O compromisso, em si mesmo, não é um problema. Não temos medo, há milhões de compromissos. Mas a pergunta é com quem. Compromissos com Putin? Não, porque não há confiança", disse Zelensky numa entrevista revelada hoje pela britânica BBC.

A poucos dias de se assinalar um ano desde a invasão militar russa na Ucrânia, o presidente lembrou que "as armas são a única língua que a Rússia entende", e considerou que o presidente russo, Vladimir Putin, já iniciou uma nova ofensiva.

O presidente ucraniano manifestou ainda esperança que a Bielorrússia "não se junte" à guerra.

"Se o fizer, lutaremos e sobreviveremos", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    17 fev, 2023 eu 08:45
    Ceder 1 m2 de território ucraniano que seja, à Rússia, é dar a vitória na guerra, a Putin. Quanto tempo demorava ele a fazer nova ofensiva contra outros países ou mesmo outra vez contra a Ucrânia, para ir buscar o resto? Ou alguém com dois dedos de testa acredita que tendo saído vitorioso, ele ia contentar-se com o roubo obtido?

Destaques V+